Gordura Localizada


O termo “gordura localizada” é, na maioria das vezes, utilizado de forma banal na comunidade, para se referir a toda e qualquer aglomeração de gordura nalguma parte do corpo. Contudo, isto não é bem verdade, e existem alguns mitos que devem ser esclarecidos.


Em primeiro lugar, vamos à sua definição: Gordura Localizada refere-se a aglomerações de gordura ou placas de gordura na camada subcutânea, ou seja, o espaço que existe entre a pele e o músculo. Normalmente, esta gordura, desde que não em excesso, não apresenta tanto risco para o indivíduo, como, por exemplo, a gordura visceral. A gordura localizada subcutânea é aquela que conseguimos efetivamente atingir através dos nossos tratamentos.


A maioria dos tratamentos que visam a eliminação de gordura localizada têm como objetivo alterar o metabolismo da mesma, de forma que a célula entre em morte celular, e acabe por ser eliminada do organismo. Para isto, basta alterar a temperatura da zona, sendo que os nossos tratamentos utilizam o calor para atingir este objetivo. As células são aquecidas até aproximadamente 46/47ºC, desencadeando todo o processo anteriormente dito.


Existe outro tipo de gordura, muito comum no sexo masculino, mas também presente no feminino, que é a gordura visceral. Dizemos frequente nos homens, porque é a típica barriga em formato “pipa” ou “balão”, mais homogénea e sem grandes deformidades, ao contrário da localizada, que é sempre mais disforme.


Este tipo de gordura é a que se encontra mais próxima dos órgãos, estando entre estes e a camada muscular, e é a que afeta mais a saúde do indivíduo, uma vez que está diretamente relacionada ao risco de Doenças Cardiovasculares e Diabetes.


Se no caso de uma gordura localizada subcutânea são necessários o acompanhamento nutricional e a prática de exercício físico, aliados aos tratamentos corporais, na gordura visceral isto é praticamente imprescindível para garantir o seu sucesso, pois a diminuição do grau da mesma, que vai do 0 ao 10, depende muito das alterações de hábitos de vida da pessoa.


Seja qual for o seu caso, o Instituto Médico Privado apresenta soluções personalizadas e com constante acompanhamento de profissionais de saúde para garantirmos o seu sucesso e um estilo de vida mais saudável.


Por: Diana Silva Fisioterapeuta Coordenadora do Instituto Médico Privado

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo