Drenagem Linfática Manual

A Drenagem Linfática Manual consiste num conjunto de técnicas lentas, suaves e ritmadas, com o objetivo de prevenir ou tratar a acumulação de edema e restabelecer o fluxo do sistema linfático. Possui ainda benefícios a nível da eliminação de toxinas, que acumuladas provocam retenção de líquidos e celulite.

É um tratamento indolor, que despoleta o relaxamento corporal e com resultados imediatos, indicado principalmente para quem tem sensação de pernas cansadas ou inchaço abdominal ao final do dia.

Drenagem Pós-Cirurgica

Numa cirurgia, a fase pós-operatória é das mais importantes à sua recuperação, tanto pela facilitação da regeneração dos tecidos, como pela gestão dos sinais inflamatórios característicos.

Uma das técnicas imprescindíveis ao sucesso desta fase é a Drenagem Linfática Manual. No Instituto Médico Privado, esta é realizada por Fisioterapeutas especializadas, prevenindo a acumulação de edema resultante da intervenção cirúrgica, restabelecendo o fluxo circulatório do sistema linfático, e diminuindo a dor. Aliada a esta técnica, é ainda realizada mobilização da cicatriz, assim como ultrassom na zona, de forma a estimular a regeneração dos tecidos, diminuição do processo inflamatório e a prevenção de aderências ou queloides.

Drenagem Pós-Cirúrgica de Linfedema

No Instituto Médico Privado, a Drenagem Pós-Cirurgia de Linfedema é realizada por Fisioterapeutas especializadas, com o objetivo de prevenir a acumulação de edema nas extremidades e restabeler o fluxo circulatório do sistema linfático. Aliados a esta técnica, são realizados exercícios funcionais dos membros, cujo objetivo é também favorecer o retorno linfático através de contrações musculares que auxiliam o movimento da linfa nos vasos. São exercícios de intensidade baixa, realizados contra a força da gravidade e orientados por fisioterapeutas, que além de promoverem o já referido retorno linfático, ajudam no restabelecimento da funcionalidade do membro.